Tratamentos para abscesso mamário em mulheres lactantes

WHO/Sergey Volkov

Tratamentos para abscesso mamário em mulheres lactantes
Publicada em 25 de novembro de 2015

Resultados principais
Esta revisão encontrou que dados sobre tratamento para abscesso mamário durante aleitamento materno são escassos, de baixa qualidade e mal relatados. Não foi possível conduzir nenhuma meta-análise.

Quando comparadas aspiração por agulha, incisão e drenagem:
• Falha de tratamento foi mais comum em mulheres submetidas à aspiração por agulha.
• O tempo de resolução foi mais rápido entre as mulheres tratadas com aspiração por agulha, mas este não incluía pacientes com falha no tratamento, fazendo com que tal resultado não tenha sido considerado esclarecedor pelos autores.
• Mais mulheres ficaram satisfeitas com o tratamento de aspiração por agulha.

Um estudo comparou ausência e emprego de antibióticos no momento da cirurgia, e não houve diferenças entre os grupos para o tempo de resolução do abscesso, falha de tratamento e infecção da ferida.

Evidências incluídas nesta revisão
Foram incluídos quatro estudos pequenos com 325 mulheres no total. Os estudos foram conduzidos na Turquia, Paquistão e Índia. Três estudos compararam aspiração por agulha com incisão e drenagem, e um estudo comparou o uso e não uso de antibióticos no momento da incisão e drenagem.

Avaliação de qualidade
A qualidade foi avaliada como baixa em todos os estudos. O risco geral de viés ficou pouco esclarecido devido à ausência de dados.

Implicações clínicas
Não há evidência suficiente para produzir conclusões claras sobre a melhor maneira de manejar o abscesso mamário durante aleitamento materno. A aspiração por agulha pode ter menor taxa de sucesso, mas é capaz de ser realizada sem hospitalização.

Pesquisas futuras
Para que seja possível orientar políticas sobre o manejo adequado dos abscessos mamários durante o aleitamento materno são necessários mais estudos de alta qualidade metodológica, com amostragem e força adequadas. São tópicos necessários para abordagem em ensaios futuros: técnica e uso de antibióticos, sucesso do tratamento, tempo de resolução, manutenção da amamentação, análise de custo, comorbidades e satisfação das mulheres com os procedimentos.


Link para o original em inglês:
Treatments for breast abscess in breastfeeding women